Minhas mães e meu pai – The kids are all right

Ao assistir “Minhas mães e meu pai“, (The kids are all right) lembrei muito de um episódio que vivenciei algum tempo atrás.  E um restaurante, em uma mesa próxima, havia duas mulheres e uma menininha de uns 5 anos (acho!) conversando, lá pelas tantas a garotinha (brincando de faz de conta) disse: “Agora você é minha namoradA!”, automaticamente meu pensamento foi “Você é menina, você tem que ter namoradO!” para em seguida ficar com vergonha de mim mesma.

As dinâmicas familiares sempre foram as mais diversas! A família dita “padrão” continua sendo aquela usada nas propagandas de margarina: pai, mãe, um filho e uma filha (sempre de classe média!).  Se a sua não se enquadrar neste modelo significa que é disfuncional!?

Nossos paradigmas sociais dependem do meio em que vivemos.

No interior do Espírito Santo, minha avó materna casou grávida aos 39 anos (ela era considerada “solteirona encalhada”) e isso foi um escândalo 60 anos atrás. Na mesma época, no Chipre, o pai de uma amiga minha, foi morar na casa dos sogros antes de casar. Lá o costume era que o casal morasse junto na casa dos pais da moça até ela engravidar para, só então, oficializarem a união.

Há cerca de 15, 20 anos minhas colegas de escola (pública e particular) que engravidavam durante a adolescência eram vistas com reservas. Nos anos 2000, segundo o livro “As Meninas da Esquina“, as adolescentes que moram em favelas sonham o quanto antes em engravidar para serem vistas e “respeitadas” como mulheres.

Múltiplos casamentos (héteros e homossexuais), inseminações artificiais, casais com muita diferença de idade (eles ou elas, muito mais velhos ou jovens), adoções… estão ao nosso redor o tempo todo. Portanto, como diria Einstein: “Tudo é relativo!”, e não é porque a realidade do outro seja diferente da minha é que seja melhor ou pior,  simplesmente DIFERENTE!

Deixe um comentário

