3Rs: reduzir (Japão)

Estes desastres naturais que ainda estão devastando o Japão me fizeram refletir sobre a vida e a morte. Milhares de pessoas morreram, isso significa que outras milhares sentirão e sofrerão  a sua falta (trágica!) por muito tempo. Me sinto sortuda pelas pessoas que conheço por lá terem saído todas ilesas (até onde eu saiba!), infelizmente duas ex-alunas ainda não deram notícias. Até hoje há gente que sofre os efeitos radioativos de Hiroshima e Nagasaki, e agora há novos vazamentos a serem contidos, controlados e contornados! Tenho uma imagem (talvez muito romântica) do Japão como um lugar extremamente limpo e organizado, ver as imagens de devastação e imundície de lama é muito chocante.

Mas a notícia que mais me marcou mesmo (não me chamem de leviana!) foi um repórter falando em como  até em “pânico” os japoneses são organizados, então evitam sair nas ruas sem necessidade, fazem suas compras com moderação e aguardam ordenadamente nas filas. E finaliza dizendo que os garis CONTINUAM precisando de apenas uma PINÇA (comprida, específica para este fim) para recolher o lixo das ruas!

Meus paradigmas se revoltaram nesse momento!!!! O Japão não é um país consumista? Aparelhos eletrônicos não são descartados freneticamente? Então, eles produzem muuuuito lixo, certo? E ninguém joga papéis no chão? Será que eles reciclam todos seus resíduos? Será que eles têm aterros? E por acaso eles podem se dar ao “luxo” de inutilizar seu já parco território com lixo??? Fiquei cheia de dúvidas!

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Leo
    mar 20, 2011 @ 10:36:12

    Nos blogs que indico no Retórico, Porém Sincero…, há um q é uma coluna de Nicholas D. Kristof, do NY Times. O texto atual dele e outro escrito há dois ou três posts é sobre o Japão, sua organização e as experiências desse jornalista quando esteve lá. Dá uma olhadinha.

    bjs

    Responder

Deixe um comentário

