Primeiro de Abril!

Faço questão de manter meus alunos constantemente instigados. Nunca havia me perguntado a origem do “dia dos bobos”… até hoje! olhem a explicação que achei:

"Fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u7.jhtm
1º de abril

De onde surgiu o Dia da Mentira?

Da Redação          Em São Paulo
Arte UOLData teria surgido na França, no século 16
As mães ensinam às crianças: “mentira tem pernas curtas”, e as conseqüências de uma história não verdadeira podem ser graves. Mas, no dia 1º de abril, o Dia da Mentira, pessoas de todo o mundo brincam umas com as outras, pregando peças e contando lorotas. A explicação é histórica. 

A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano.

Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.

Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam notícias falsas, para enganar e brincar com os leitores.”

O mais legal foi que descobri que uma famosa marca de refrigerante de guaraná lançou uma campanha bem bacana este ano. Baseados na lenda urbana de que 1000 lacres de latinhas de refrigerante poderiam ser trocados por uma cadeira de rodas eles estão realmente doando cadeiras de rodas desde que as pessoas cliquem “gostei” no vídeo promocional postado no YouTube : 
Obs.: Este não é um publieditorial! Mas vale a pena dar uma força para campanhas deste tipo!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: