Gestação: uma grande viagem

Estar grávida é acima de tudo embarcar em uma grande viagem sensorial. Todos os sentidos parecem ficar mais aguçados, e todas as pessoas ao nosso redor parecem ter um conselho, uma história, uma dica… Excesso de informação também pode ser complicado, nesses momentos minha crença de que a ignorância é muito confortável só é reforçada!

Hoje de manhã fui ao curso de gestantes do HUB (Hospital Universitário de Brasília) sem saber o que de fato me aguardava. O começo do encontro foi uma pequena aula de ginástica para gestantes (excelente!) e em seguida além de cada uma das mulheres se apresentar (e apresentar os parceiros presentes) falava de como foi a semana gestacional, sintomas, medos, ansiedades … além do compartilhamento e orientação houve um diálogo entre os vários agentes do grupo.

Foi muito legal fazer parte deste grupo de apoio multidisciplinar (os coordenadores do grupo são professoras enfermeiras-obstétricas e estudantes de várias áreas). É uma pena que não me orientaram  (enfaticamente) a participar de um grupo assim antes, é quase uma terapia em grupo direcionada com apoio de profissionais humanos! Todas as dúvidas foram valorizadas e nenhuma considerada boba ou insignificante – que coisa boa num momento assim não ser julgada!

O momento mais engraçado para mim, o que reforça minha tese sobre a ignorância mencionada anteriormente, foi quando uma das enfermeiras compartilhou uma mensagem que recebeu falando que em época de superbactérias o ideal é tomar bebida láctea com lactobacíolos vivos. A menina que estava ao meu lado disse que não tinha ideia do que era a tal “superbactéria” por ter parado de ler jornais ao se descobrir grávida para não ficar impressionada com tantas notícias ruins! As enfermeiras riram e concordaram que era uma boa ideia! 😀

Deixe um comentário

