Respeito: propriedade intelectual

A cultura do copia e cola anda tão desenfreada, que tem gente que não entende o problema de apropriar-se de textos alheios e simplesmente assiná-los como sendo seus! Tenho lido muitos sites de 3Rs para poder indicar e compartilhar as ideias e dicas (a base dos 3Rs é o compartilhamento!), mas acho impressionante a quantidade de autores que simplesmente copia textos e imagens (sim, o direito de imagem também TEM que ser respeitado!) e não mencionam a fonte original (vejam mais no Contraditorium).

Quando se fala em 3Rs compartilhar informação é imprescindível, mas publicar posts somente com material alheio (mesmo com os devidos créditos) é ético? Tenho visto alguns blogs interessantíssimos que fazem uma coletânea de ideias incríveis (é difícil sempre manter a qualidade, né?) encontradas na net, mas não seria bom ter um “spoiler alert” em algum lugar avisando que o blog não é feito de material autêntico (como a tag que uso “texto alheio”?

Eu sou professora e trabalhei em um projeto de banco de dados de material didático coletivo. Em teoria a ideia é ótima, porque além de haver estímulo para produção contínua de material autêntico há um constante compartilhamento e interesse em melhorar o material já existente. Infelizmente, sempre há um esperto que acha que o material alheio ficou tão bom que não precisa nem ser retocado e altera os créditos de criação do material! Poxa! Onde está o respeito pelo tempo e trabalho do outro? Pessoalmente, não costumo copiar o meu próprio trabalho, cada vez que tenho uma turma de alunos nova busco o material que já usei e tento personalizá-lo de alguma forma.

Daí vem o outro dilema: livro didático, pode copiar parcialmente?  A lei de direitos autorais diz que cópias de uma X porcentagem de livros pode ser copiada desde que não seja usada para fins comerciais, ou seja, para estudos ou pesquisa. Mas mesmo nesses casos, onde está o respeito com os autores destas obras? Admito (mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa) que já usei muita cópia de livros, porque toda publicação didática me parece ter qualidade parcial – não sem, sempre, me perguntar até que ponto o que eu estava fazendo era certo.  Mais de um aluno já me perguntou quando eu publicaria meu próprio material (referindo-se a uma coletânea do material extra que entrego), minha resposta é na verdade uma pergunta: e vale a pena? Ainda não sei… aceito comentários!

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lucia Freitas
    nov 07, 2011 @ 17:52:00

    Pois, é…
    eu trabalhei com a Associação Brasileira do Direito (blablabla, não lembro como chama) e, não, não pode nem xerocar pedaço de livro. Copiar livro esgotado então, os caras acham que é crime. Nem o esgotado – que não foi republicado, pode.
    Produzir material autêntico dá trabalho, muito trabalho. Exige gastar o órgão que pensa, ausente em parte da população.
    Compartilhar é fundamento desta nova sociedade que a gente está fazendo neste milênio. E as regras serão construídas ao longo… E eu concordo contigo em gênero, número e grau: respeito é, sempre, fundamental!
    ótimo artigo.

    Responder

    • SenhoraF
      nov 08, 2011 @ 01:44:21

      Lúcia,

      Muito obrigada. Você fechou seu comentário falando sobre o compartilhamento, o problema é que as pessoas confundem compartilhamento com validação de apropriação indébita!

      Responder

  2. Carol Fraga
    nov 09, 2011 @ 14:42:43

    Quando a gente se coloca do lado de quem produz conhecimento a gente consegue entender porquê tantas leis pra exigir respeito à propriedade intelectual. Temos muito que trabalhar ainda no sentido de regulamentar a difusão de conhecimento, considerando agora a internet, não existe ainda uma gestão modelo neste sentido.

    Responder

Deixe um comentário

