A (re)escolha do nome do bebê

Por meses ao nos perguntarem o nome do bebê não tínhamos dúvida ao responder Luísa! No fim de junho descobrimos que, na verdade, nosso pimpolho é um menino. E lá se foram algumas semanas fazendo listas de nomes masculinos…

Como se seleciona o nome de um filho? Qual é a importância do nome? Uma das primeiras forte impressões que temos logo ao conhecer/encontrar uma pessoa é justamente o nome pelo qual identificaremos aquela pessoa a partir daquele momento.

Nossos critérios para a escolha do nome: nomes curtos e fortes, nem excessivamente comuns nem exóticos demais, poucas chances de apelidos (para que a gente tem tanto trabalho para escolher o nome?), que não sejam vexatórios ao criar piadas fáceis (troca de uma letra, ou que possa ser interpretado como verbo) E não usar letras/encontros de letras estrangeiras ao português (th, ph, y, w, k…).

Quase um mês depois escolhemos “Iago”. Este nome foi usado por Shakespeare para identificar o sagaz conselheiro do general Othello. Iago é uma corruptela do Jacó e um de seus significados é “aquele que vence”, quem não quer que o filho seja um vencedor? Além disso, o nome encaixava em todos os critérios básicos.

A segunda parte da questão era definir o(s) sobrenome(s)… o Sr F e eu temos um sobrenome em comum (o meu do meio e o final dele), mas o sobrenome da família da mãe dele é japonês (hoje em dia o Japão está em crise, mas quem sabe qual pode ser a utilidade de uma dupla cidadania no futuro?) e por fim temos o sobrenome da família do meu pai! Eu queria tanto que nosso filho tivesse um nome curto, mas por ironia do destino acabamos decidindo por TRÊS sobrenomes!

O sobrenome IKE significa “lago” (aquela porção de água cercada de terra por todos os lados). Você se confundiu e leu “LAGO” como sendo “IAGO”? Em tempos  de onipresença de computadores este tipo de engano acontece com frequência, especialmente se a fonte da letra for sem serifa!

Mundo, na 38ª semana de gestação anunciamos que nosso filho é: Yago Ike de Oliveira Vargas (ufa!) até segunda ordem (pelo menos!).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: