Os riscos do radicalismo dos 3Rs

Sou uma grande entusiasta do segundo R (reutilizar), mas sem radicalismos! Tudo nessa vida deve ser feito com moderação, (mesmo quando as intenções são as melhores do mundo!) senão alguém sempre acaba sofrendo com as consequências.

Vamos ver alguns dos riscos do radicalismo:

Reduzir – mas não virar mesquinho! Vivemos em uma sociedade capitalista que só é mantida por causa do consumismo, se as pessoas não consomem há um desequilíbrio na cadeia produtiva. Por outro lado, podemos pensar (pelo menos) duas vezes antes de adquirir um item novo e exercer o consumo consciente (empresas com políticas sociais e de menor impacto, além de: bazar, artesanato, brechó, feiras…).

Reutilizar – mas não se apegar demais! Todo mundo já viu /ouviu casos de acumuladores compulsivos e ninguém está querendo viver dentro de um depósito de bugigangas, né? Guardar coisas só porque ficou com pena de jogar fora não é uma estratégia muito eficaz. Guardar é importante, mas só os materiais que você acha que você usará novamente mesmo. Você não tem muita habilidade/paciência? Verifique entre seus contatos se alguém se interessa pelo seu “lixo” (meu mantra é: “Seu lixo pode ser meu luxo!”). Outra forma de reutilização pouco difundida é a troca. Reúna amigos e cada um leva os itens que não lhe interessam mais, uns podem mergulhar no lixo/luxo dos outros e as sobras podem (e devem!) ser doadas para alguma instituição de caridade.

Reciclar – mas não transformar a casa em uma  usina de reciclagem! O lixo orgânico é simples, mesmo quem mora em apartamento (com sacada) pode fazer compostagem simples em vasinhos para plantas. Já lixo seco precisa de processos industriais para tornar-se útil novamente. (Muitas pessoas confundem os conceitos de “reutilização” e “reciclagem”.)

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Tia Paty
    abr 19, 2012 @ 12:09:34

    Adorei essa ideia !

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: