Escola e educação

No blog Livros e Afins há um post “As 3 coisas que a escola deveria ensinar” que  defende que os alicerces da educação escolar deveriam ser:

  • como se alimentar bem e como bem cuidar do corpo
  • como gerir bem as próprias finanças
  • como se relacionar bem com as pessoas e consigo mesmo

Cada vez mais tenho ouvido discussões sobre o panorama da educação contemporânea e me convenço que as chaves para o futuro da humanidade são o ensino dos valores básicos e a interdisciplinaridade (tanto por parte da família como pelas instituições de ensino).

Na revista Carta Capital desta semana, (na página 33) dentro da reportagem “De dez a zero” (que analisa o sistema educacional no Brasil),  há o depoimento de um pai falando das razões pelas quais mantem seu filho mais velho (de 15 anos) fora da escola. Este pai é um profissional da educação, e optou por contratar professores particulares e incentivar que o filho escolhesse cursos livres sobre assuntos gerais que o estimulassem (neste caso: cerâmica, música e luteria).

A declaração mais marcante de Edilberto Sastre para mim foi: ” Observo que a escola infelizmente deveria priorizar o conhecimento, mas prioriza a disciplina. Também questiono o porquê de, no jardim de infância, sermos estimulados a pensar em arte, na expansão do conhecimento e, mais tarde  tudo isso nos ser tirado. Vejo ainda que escola e educação não são a mesma coisa: a educação está em toda parte, a escola está em um só lugar.”

Seja como for dado o acesso à educação ela deve ser estimulante e intimamente ligada a realidade dos indivíduos, de nada adianta boas intenções se o conhecimento teórico não for apresentado de forma prática e palpável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: