3,4, feijão no prato!

Eu faço parte de uma boa parcela da população brasileira que passou a infância tendo arroz e feijão como base a sua alimentação diária. Depois de fazer  30 anos feijão passou a não ser um alimento exatamente “socialmente bem aceito” (= muitos gases, flatulência, gases, puns…) na minha vida. Sempre gostei dessa leguminosa em todas a suas variações: branco, preto, rosa, mulatinho, carioca, jalo, amendoim, azuki, vermelho… Então como faz?

Seguem algumas dicas de como diminuir o efeito “bomba de gás de efeito IMORAL”:

* Molho por cerca de 12 horas – além de ajudar a amaciá-lo na hora de cozinhar ajuda a eliminar a produção de gases. Minha irmã LêSC me deu uma dica preciosa (para mim tem funcionado muito bem) durante o tempo de molho trocar a água umas duas vezes e colocar uma água nova na hora de cozinhar;

* Tomate – minha mãe ensinou que um tomate colocado para cozinhar na panela de pressão junto com o feijão aumenta a digestibilidade do “pretinho (seja lá a cor que você escolher) maravilha”;

* Louro – a @cfraga me disse esses dias que o costume de colocar louro no feijão tem relação direta com seu poder de amainar os flatos;

* Água fervente – antes de cozinhar o feijão ponha de molho por 30 mim em água fervente (dica de pediatra);

* Dica que achei na intenet: “São duas opções: na primeira, você deixa num pote com água durante 5 horas e cozinha na panela de pressão por 20 ou 30 minutos. A outra é cozinhar a porção na panela de pressão por 5 minutos, desligar o fogo, deixa descansar por 30 minutos, trocar a água e volta a cozinhar o feijão com a água nova.” (fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/paixao-nacional-9402-2.html).

Bom apetite! 😉

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. cecilia
    jan 29, 2012 @ 14:30:43

    dica forte: deixar de molho num meio ácido (as in umas gotas de limao na agua do molho) por pelo menos 12 horas. tudo explicadissimo aqui:

    http://pat.feldman.com.br/2009/04/30/por-que-deixar-graos-e-sementes-de-molho-antes-de-consumi-los/

    http://pat.feldman.com.br/2009/04/28/fazendo-feijao/

    bjs!

    Responder

Deixe um comentário

