Dia da visibilidade trans

Os gays lutaram por muito tempo para serem aceitos minimamente na nossa sociedade como “seres humanos”. Claro que ainda há muita homofobia explícita e disfarçada, mas pelo menos oficialmente há leis que os protegem. Acredito que hoje em dia, um dos grupos que mais sofra discriminação de gênero são os transsexuais. Esta questão de identidade de gênero começou a ser discutida publicamente há muito pouco tempo e ainda há controvérsias demais. Independentemente de estética ou de parceiros sexuais as pessoas deveriam todas ser tratadas com dignidade.

A Globo exibiu um episódio do programa  “Louco por Elas” nesta semana em que discutem este tema. O pai da personagem principal reaparece depois de muitos anos, nos quais parecia que simplesmente havia abandonado a família, para se reaproximar do filho e apresentar as razões pelas quais precisou se recriar e aceitar todas as cargas (íntimas e externas) que uma mudança de gênero demandam.

http://tvg.globo.com/programas/louco-por-elas/O-Programa/noticia/2013/01/ela-e-ele-veruska-explica-por-que-abandonou-leo-e-reconquista-a-familia.html

Gostei muito do texto e do vídeo, mas o que realmente me tocou foi o discurso do filho ao definir o que é uma família:

“Tem gente que acha que uma família é um pai, uma mãe, e um filho. Tem gente que acha que o casal tem que ser casado. Tem gente que acha que o casal tem que ter filhos. Tem gente que acha que os pais tem que ser de sexos diferentes. Mas na verdade, não tem que nada. Quer dizer, tem que ter uma coisa: amor, muito amor.”

Anúncios

Galeria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: